Caveira Mexicana: o que significa e qual a origem?

Caveira Mexicana

Elas estão em tatuagens, fantasias, maquiagem, camisas e inúmeros tipos de acessórios. As caveiras mexicanas fazem sucesso no mundo todo. Mas apesar de serem muito conhecidas, talvez poucos saibam o significado e a origem delas.

caveiras

 

Origem da Caveira Mexicana

 

Os desenhos dos crânios com enfeites de flores, como tradicionalmente conhecemos hoje, possuem origem na personagem “La Catrina”, de José Guadalupe Posada (1852-1913).

O artista mexicano se inspirou, principalmente, em elementos da cultura de povos pré-hispânicos, como os Maias e os Astecas. Em meados do século XIII, esses povos localizavam-se na região da Mesoamérica, local onde hoje fica o México.

Os maias e astecas praticavam rituais religiosos, de sacrifício de animais e de humanos, para agradarem seus Deuses. Os crânios eram guardados, muitas vezes, para serem exibidos em festas religiosas.

Além de serem empregadas em rituais, as caveiras eram aplicadas também como objetos de decoração de casas, pirâmides e máscaras, como forma de transmitir respeito e imponência.

A gravura como conhecemos hoje foi popularizada pelo muralista Diego Rivera em sua obra “Sueño de una tarde dominical en la Alameda”.

caveira mexicana origem
(recorte do quadro criado em 1946-1947, por Diego Rivera)
 

Significado atual da Caveira Mexicana

A caveira mexicana atualmente significa uma homenagem às pessoas que já faleceram, além de ser um símbolo de proteção contra maus espíritos e energias negativas, de acordo com a cultura mexicana.
 

As cores intensas e a decoração estilizada com flores diferenciam a caveira mexicana da caveira comum. A colorida mexicana remete à vida, à alegria, uma forma de celebrar com beleza a existência de amigos e parentes que já partiram deste mundo.
 

Caveira mexicana na moda, filmes e festas.

Das origens para os dias de hoje, os desenhos das caveiras foram sendo modificados gradualmente. Diversos filmes, desenhos e animações fizeram adaptações.

Dentre eles, um dos mais famosos é o recente “The book of life”, dirigido por Guilherme del Toro, com temática inteira inspirada nas caveiras mexicanas, uma história que se passa “no dia em que os espíritos atravessam os mundos e tudo pode acontecer”.

No México, todo ano é celebrado o Dia dos Mortos, uma festa tradicional com inspiração nos rituais dos astecas e maias. É reconhecida atualmente como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.

A celebração é intensa, com comidas e festas pelo país, como forma de dar boas-vindas aos espíritos dos antepassados em visita na Terra.

camisa caveira mexicanacaveira mexicanacaveira mexicana fantasia
(camisas com caveiras mexicanas, inspiradas no Dia dos Mortos)

Apesar da festividade remeter diretamente aos povos indígenas americanos, há também influências europeias, como a cultura romana e da Idade Média, que continham a figura da morte dançando.

A influência das caveiras mexicanas hoje em dia é grande, sobretudo na moda. As caveirinhas muito provavelmente continuarão fazendo parte da cultura, sendo transmitidas por diferentes gerações, por muito e muitos anos através de roupas, da tatuagem, fantasias, festas, filmes etc.

Na PhiPhi Camisaria nós temos diversas peças que possuem a temática de caveira. Tanto em estampa de camisas quanto em jaqueta.

Agora que você já sabe mais sobre a origem e o significado da caveira mexicana, tem mais um motivo para adquirir e continuar a estilosa tradição :-)

Frete Grátis

Em compras acima de R$ 250

Até 3x sem juros

WhatsApp

Dúvidas? 11 99130-4201